Um Olhar Prismático acerca da Homoparentalidade Lésbica (Portuguese Edition) Reviews

Um Olhar Prismático acerca da Homoparentalidade Lésbica (Portuguese Edition)

Um Olhar Prismático acerca da Homoparentalidade Lésbica (Portuguese Edition)

O presente livro nasce a partir da sugestão da professora Drª Maria Alves Toledo Bruns que, após análise dos resultados da minha dissertação, intitulada “Representações Sociais sobre a Maternidade no Contexto Social Heteronormativo Construídas por Mães Lésbicas”, sob a orientação do professor Dr. Ednaldo Cavalcante de Araújo, destacou a importância de disseminar as informações geradas nesta pesquisa para toda população através do livro.
O tema homoparentalidade vem ganhando visibilidade em vários países, inclusive o Brasil. A parentalidade homoafetiva refere-se à situação familiar que contempla as relações parentais de lésbicas, gays, bissexuais e seus filhos, sejam eles gerados biologicamente ou adotados. Contudo, tal fenômeno traz consigo polêmicas e controvérsias que permeia a constituição de famílias compostas por pessoas do mesmo sexo; a maternidade apresenta-se como uma questão central na construção e embasamento das concepções de gênero.
A lésbica que decide exercer seu direito de reprodução torna-se mais vulnerável aos fatores no processo saúde-doença devido à sociedade considerar essa prática como algo incompatível, excluindo-a da dinâmica social e, consequentemente, dessa mulher se sentir acolhida pelos serviços de saúde, bem como contemplada em suas especificidades. Desta forma, esta obra traz reflexões sobre o processo de formação dos profissionais da saúde.
Assim, esta obra está estruturada em 05 capítulos, a saber:
O 1º capítulo, intitulado Diversidade de gênero e sexualidade na formação acadêmica: reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem, é de autoria de Firley Poliana da Silva Lúcio, Ednaldo Cavalcante de Araújo, Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, Paula Daniella de Abreu e Marta Francisco.
O 2º capítulo, intitulado Trajetória e concepções da identidade lésbica e do feminismo no contexto biopsicossocial, é de autoria de Firley Poliana da Silva Lúcio, Ednaldo Cavalcante de Araújo, Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, Paula Daniella de Abreu e Mariana Rayane Emidio Bezerra.
O 3º capítulo, intitulado Homossexualidade feminina: corpo, saúde, relações afetivas e família, é de autoria de Firley Poliana da Silva Lúcio, Ednaldo Cavalcante de Araújo, Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, Paula Daniella de Abreu, Zaílde Carvalho dos Santos e Ana Paula Lopes de Melo.
O 4º capítulo, intitulado Homoparentalidade, é de autoria de Firley Poliana da Silva Lúcio, Ednaldo Cavalcante de Araújo, Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, Paula Daniella de Abreu, Zaílde Carvalho dos Santos, Ana Paula Lopes de Melo e Mariana Rayane Emídio Bezerra.
O 5º capítulo, intitulado Educação em saúde como alicerce para o empoderamento das mulheres lésbicas, é de autoria de Firley Poliana da Silva Lúcio, Ednaldo Cavalcante de Araújo, Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, Paula Daniella de Abreu e Maria Vanessa Dias da Silva.

Price:

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Translate »